A nova KX450 foi projetada com apenas um objetivo em mente: levar pilotos ao topo do pódio.
Novo motor soma potência e novo chassi está mais rígido
Partida elétrica e embreagem hidráulica a tornam ainda mais completa
A nova KX450 foi projetada com apenas um objetivo em mente: levar pilotos ao topo do pódio. Ao longo de 40 anos as KX foram extremamente bem-sucedidas fazendo isso, e para manter este patamar na classe mais competitiva do motocross, a KX450 foi completamente atualizada e aprimorada.
O novo motor de 449 cm³ adiciona potência e controle, enquanto o novo chassi mais leve e rígido reforça a vocação do modelo para completar voltas ainda mais rápidas. Completando o pacote que já incluía controle de largada e seleção de mapas na ECU (reprogramáveis) a KX450 agora soma à receita de sucesso partida elétrica e embreagem de acionamento hidráulico.
O novo motor de 449 cm³ eleva a potência máxima em 3,4 cv, enquanto a curva de torque mais plana torna as acelerações ainda mais suaves e fáceis de serem controladas. Admissão, comando, válvulas, pistão e exaustão revisados resultam em performance sem precedentes.
Atuadores de válvula do tipo “finger-follower”, originalmente projetados por engenheiros da Kawasaki nos mundiais de Superbike e MotoGP, permitem o uso de válvulas de titânio de maior diâmetro e cames de perfil mais agressivo.
As válvulas de admissão tiveram diâmetro aumentado de 36 mm para 40 mm e as de exaustão de 31 mm para 33 mm, com maior deslocamento. O peso do conjunto comando/válvulas foi reduzido e o limite de rotações passou de 11.500 rpm para 11.700 rpm, contribuindo para o aumento de performance em regimes elevados.
Admissão redesenhada, elemento mais fino para filtragem de ar, válvula do acelerador com diâmetro elevado de 43 mm para 44 mm e adoção de injetores com capacidade aumentada em 20% também ajudam a alcançar maior potência.
O pistão tem o mesmo desenho usado nas motos da equipe de fábrica no Mundial de Motocross, que resulta em mais resistência e menos peso (de 259,8 g para 243 g). Atrito reduzido pela adoção de um novo tipo de rolamento no mancal da biela também contribui para o ganho de potência.
O coletor de escapamento alongado (590 mm para 695 mm) favorece as respostas ao acelerador em baixas rotações.
Outras novidades incluem partida elétrica e embreagem de acionamento hidráulico, que se somam ao pacote completo já oferecido com controle de largada e seleção de três mapas na ECU (standard, hard e soft), que podem ser reprogramados.
Completando o motor mais potente, a leveza nas manobras reforça a aptidão da KX450 para tempos de volta mais rápidos. Para a adição de recursos como a partida elétrica foram feitos esforços que reduziram o ganho de peso ao mínimo, resultando no chassi de KX450 mais esguio já produzido.
Cerca de 850 g foram retirados do chassi e componentes, enquanto outros 930 g foram removidos de motor, admissão e exaustão. No total o modelo soma apenas 109 kg em ordem de marcha. Suspensões, freios e ergonomia também foram aprimorados.
O novo chassi perimetral de alumínio é uma evolução do projeto anterior com rigidez revisada e uso do motor como parte estrutural. Trata-se de uma composição de peças forjadas, estruturadas e fundidas em busca do balanceamento ideal de peso e rigidez. O novo braço oscilante também contribui para a rigidez e melhoria da tração.
Uma KX450 mais potente requer aprimoramentos na tração de dianteira e traseira que assegurem a transferência de mais força para o solo. O eixo dianteiro de maior diâmetro (20 mm para 22 mm) vem dos times de competição de fábrica, enquanto a suspensão traseira reprojetada com novo link e mais curso beneficia a tração atrás.
O novo garfo dianteiro de 49 mm tem o mesmo diâmetro dos tubos das equipes de competição de fábrica, maior e que permite o uso de pistões também maiores para o amortecimento, resultando em atuação mais precisa e firme.
Amortecedor traseiro do modelo permite dois ajustes de compressão separadamente, para amortecimento de baixa e alta velocidade.
Disco de freio traseiro aumentado de 240 mm para 250 mm de diâmetro e novo cilindro-mestre dianteiro, para maior precisão inicial, se juntam para elevar a performance de frenagem da KX450 a outro nível.
O design completamente novo foi criado para facilitar a movimentação do piloto. Superfícies longas e suaves ajudam os movimentos para trás e para frente.
Tanque mais baixo e plano, possível graças à bomba de gasolina reprojetada para ficar mais compacta, facilita o posicionamento à frente. Aletas mais estreitas e próximas do chassi também auxiliam as pernas a se firmarem. Até o desenho das tampas do motor foram pensadas para maior suavidade, não impedindo a movimentação.
A KX450 oferece quatro posições de ajuste do guidão Renthal: 25 mm à frente, 15 mm à frente, standard e 10 mm atrás. As pedaleiras estão 5 mm mais largas e foram reposicionadas 3 mm atrás; podem ser ajustadas 5 mm mais baixas. Tudo para que o piloto encontre a posição ideal.